From Instituto da Guerra

Sutras

O conhecimento marcial em Runeterra é difundido em diversos estilos diferentes de aprendizado. Alguns deles utilizam o máximo das habilidades físicas de seu praticante, enquanto outros canalizam a energia espiritual para conseguir realizar feitos mais complexos, semelhantes à própria magia. Com estes ensinamentos, o praticante consegue se sobressair no campo de batalha, sendo mais versátil ao aprender novos sutras, que podem complementar seu atual estilo ou simplesmente lhe garantir habilidades totalmente diferentes.

Como utilizam um tipo de energia para ser canalizada e culminar em um feito extraordinário, a maioria dos sutras são considerados efeitos mágicos, sendo afetados por magias como campo antimagia. Porém, alguns sutras especificam quando não são considerados efeitos mágicos, uma vez que utilizam apenas as habilidades físicas do usuário.

Também, alguns Sutras utilizam certos tipos de dados de classe, como por exemplo, o Dado Marcial do Monasta. Caso você possua um Sutra de uma forma que não seja através de uma classe, caso o Sutra use um Dado Marcial e você não use esses dados, para você ele será considerado como um d4 e se solicitar uma Arma de Monasta ou Arma de Ninja, você pode usar uma arma simples corpo a corpo qualquer, uma cimitarra, uma espada curta ou longa. Além disso, caso você possa escolher qual o tipo de shinpu usado, para você eles poderão ser apenas dos elementos Água, Fogo, Terra ou Vento.

O Sutra

Durante sua trajetória marcial, você consegue aprender técnicas únicas para complementar seu caminho como um guerreiro. Você deve escolher um dos sutras que você atenda os pré-requisitos disponíveis no Capítulo 5: Sutras. Você aprende um sutra adicional conforme ganha níveis em sua classe, conforme a coluna Sutra de sua classe. Quando você recebe acesso a novos sutras, você também pode substituir um sutra já conhecido por outro.

Alguns de seus sutras exigem que seu alvo faça uma salvaguarda para resistir aos seus efeitos. O CD da salvaguarda é calculado da seguinte forma:


CD de seus Sutras = 8 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Sabedoria ou Carisma

Ki

Seu nível de classe determina o número de pontos de Ki que você tem, como mostrado na coluna Ki da tabela de sua classe. Você pode gastar esses pontos para abastecer várias características de Ki. Quando você gasta um ponto de Ki, ele se torna indisponível até você terminar um descanso curto ou longo, no fim deste, você recupera todos os pontos de Ki gastos. Você deve gastar, pelo menos, 30 minutos de um descanso meditando para recuperar seus pontos de Ki.

Componentes

Para executar um sutra, muitas vezes o praticante precisa executar uma sequência de movimentos, falar algumas palavras ou mesmo utilizar alguns objetos. Isso demonstra a complexidade que é a execução de um sutra, mas quando feito da forma correta, com todos os seus componentes alinhados, ele é executado.

(V) Mantra: Componente Verbal

Palavras ditas em uma sequência correta fazem parte de alguns sutras. As palavras não necessariamente podem fazer algum sentido lógico ou mesmo serem do mesmo idioma de quem as fala. Um Campeão que está amordaçado, sob efeito da condição Silenciado ou em uma área de silêncio, como a criada pela magia silêncio, não pode utilizar um sutra que necessite de um Mantra.

(S) Mudra: Componente Somático

Uma sequência de movimentos das mãos e braços também são algo que incorporam muitos sutras. Caso seja necessário um componente Somático para seu sutra, o Campeão não pode estar com o movimento de suas mãos debilitado, tendo que possuir pelo menos uma de suas mãos livres para realizar um Mudra. Um adversário que conheça o sutra pode fazer um teste de Percepção com desvantagem para tentar identificar o sutra sendo realizado.

(M) Shinpu: Componente Material

Algumas vezes é utilizado uma fonte catalisadora, como um foco para que o sutra seja executado. O Shinpu é um pedaço de papel preparado antecipadamente no qual um praticante dos sutras utiliza seu Ki para inscrever um símbolo referente a um elemento. Quando utilizado por um sutra, você canaliza seu Ki através dele para liberar o elemento inscrito no Shinpu. Ao utilizar um sutra que utiliza o componente Material, você inutiliza a energia de um Shinpu e o mesmo se desfaz, sendo necessário criar um novo.

Criando Shinpus

Com 30 minutos de trabalho e 2 PP em materiais, você pode criar um Shinpu com um elemento a sua escolha no momento de sua criação, como mostrado na tabela Dano dos Elementos nesta seção.

Elementos

A utilização dos Sutras pode gerar interações elementares. Alguns deles utilizam elementos da natureza em sua composição, utilizando de seu poder para executar a técnica. Quando se trata de sutras, os elementos são utilizados de uma maneira diferente das magias, utilizando 10 elementos: Água, Fogo, Gelo, Luz, Raio, Som, Sombra, Terra, Veneno e Vento. Quando combinados, esses elementos apresentam ainda maior versatilidade em seus usos, podendo criar novos efeitos, ou então usados em conjunto com o objetivo de potencializar um ao outro.

Quando usados para ataque, cada um desses elementos causa um tipo de dano diferente:

Dano dos Elementos
Elemento Tipo de Dano Elemento Tipo de Dano
Água Perfurante Som Trovejante
Fogo Ígneo Sombra Sombrio
Gelo Gélido Terra Contundente
Luz Radiante Veneno Venenoso
Raio Elétrico Vento Cortante

Lista de Sutras

Abaixo, as listas de sutras gerais, para classes e subclasses:

Sutras em Ordem Alfabética

Abaixo estão todos os sutras separados em Ordem Alfabética:

Areia Movediça

Pré-requisito: Ninja da Ordem do Imperador

Componentes: V, S

Você convoca a força da areia do deserto para criar uma armadilha para seus inimigos. Utilizando uma ação e 2 pontos de Ki, você faz com uma área de 15 pés de raio em uma superfície sólida que você possa ver se torne um chão de areia. Esse espaço passa a ser considerado terreno difícil e os inimigos que estejam nessa área, ou se movam através dela, devem realizar um teste de Força ou ficarão presos na areia. Uma criatura presa na areia não poderá se mexer e ficará Incapacitado até o final do seu próximo turno. Essa área dura por 2 rodadas.

Ki Adicional. Quando utilizar este Sutra gastando pontos de Ki adicionais, o raio da área aumenta em 5 pés para cada ponto de Ki adicional gasto.

Arma Ágil

Componentes: S

Utilizando de sua habilidade ímpar com sua arma, você desliza através de seus inimigos. Utilizando uma ação de Ataque, e 1 ponto de Ki você consegue deslizar através de um inimigo que esteja a até 15 pés de você e que você possa ver, fazendo um ataque contra ele com sua arma de Monasta ou arma de Ninja como parte da mesma ação de Ataque. Essa movimentação não provoca Ataques de Oportunidade, te posicionando em um espaço desocupado adjacente ao inimigo, à sua escolha.

Adicionalmente, ao se posicionar adjacente ao inimigo, você pode gastar 1 ponto de Ki para fazer um ataque circular. Inimigos ao redor do alvo que você atacou com esse Sutra devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre o dano de sua arma. Em um sucesso, uma criatura sofre apenas metade do dano.

Este Sutra não é considerado um efeito mágico.

Ascensão Sombria

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Ordem das Sombras

Componentes: S, M (dois shinpus de sombra)

Extraindo o poder sombrio do Reino Espiritual, você consegue criar membros adicionais para lhe auxiliar no combate. Utilizando 3 pontos de Ki, você invoca membros sombrios que duram até o final do seu próximo turno, esses membros são considerados como uma Arma de Ninja e possuem até 5 pés de alcance.

Atacar com esses membros adicionais requer uma ação bônus durante seu turno. Você pode adicionar seu modificador de Carisma às jogadas de ataque e dano deles. Caso atinja, uma criatura sofre 2 dados de dano da sua característica Desprezo pelos Fracos como dano sombrio.

Ki Adicional. A qualquer momento você pode utilizar 1 ponto de Ki adicional e aumentar a duração deste Sutra em 1 rodada para cada ponto de Ki adicional gasto.

Auto-Correção

Pré-requisito: Espírito Dracônico

Componentes: S

Mesmo que erre, há sempre uma segunda chance. Uma vez por turno, ao errar um ataque desarmado, você pode gastar 1 ponto de Ki para atacar novamente o mesmo alvo, como parte da mesma ação.

Este Sutra não é considerado um efeito mágico.

Barreira Protetora

Pré-requisito: Ordem Kinkou

Componentes: V, S

Uma vez por turno, quando você realizar um ataque contra uma criatura inimiga, você pode usar 2 pontos de Ki para converter sua energia espiritual em uma barreira protetora. Esta barreira lhe concede metade de seu bônus de proficiência em d6 + seu modificador de Carisma em pontos de vida temporários.

Camuflagem Perfeita

Pré-requisito: Nível 5 como Ordem das Sombras

Componentes: S, M (um shinpu de sombra)

A lâmina que não se vê é a mais mortífera. Utilizando uma ação e 2 pontos de Ki, você fica sob efeito da magia invisibilidade e, pelo próximo minuto, você pode usar a ação Esconder com uma ação bônus quando estiver em locais levemente obscurecidos ou em penumbra.

Condensamento do Ki

Pré-requisito: Espírito Dracônico

Componentes: S, M (um shinpu de vento)

Utilizando uma ação bônus e 1 ponto de Ki, você consome o shinpu e molda energia espiritual em volta do seu punho, fazendo com que seus ataques desarmados possuam um alcance de 20 pés até o final do seu próximo turno.

Conexão Espiritual

Pré-requisito: Monasta ou Ninja

Componentes: V, S

Você pode utilizar 1 ponto de Ki e se concentrar por 10 minutos para sentir a energia espiritual do local. Ao fazer isso você pode fazer uma das seguintes opções:

  • Rastreio. Você sente a energia espiritual das criaturas ao seu redor, sabendo a quantidade de criaturas em um raio de 120 pés a partir de você. Você não sabe a localização exata mas sabe dizer parcialmente a direção em que elas estão.
  • Identificar. Você sente a energia arcana ou espiritual ao seu redor, você pode identificar e sentir criaturas e plantas coisas que estejam afetadas por efeitos mágicos em um raio de 120 pés a partir de você.

Cortina de Fumaça

Componentes: S, M (um shinpu de água e um shinpu de fogo)

Utilizando uma combinação de shinpus, você cria uma área obscura e esfumaçada. Utilizando uma ação, você cria a até 60 pés de você, uma muralha de fumaça de até 30 pés de comprimento, 30 pés de altura e 15 pés de espessura ou uma parede anelada de até 40 pés de diâmetro, 30 pés de altura e 15 pés de espessura. Essa cortina dura por 1 minuto e sua área é fortemente obscurecida.

Um vento moderado (de ao menos de 10 milhas por hora) ou maior dispersa a cortina.

Dança Desafiadora

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Dança das Lâminas

Componentes: S

Você pode direcionar seu Ki para ampliar o poder defensivo e ofensivo de suas lâminas. Utilizando uma ação bônus ou uma reação, ao ser alvo de um ataque ou estar na área de um efeito ou magia, você pode gastar 3 pontos para comandar que 2 de suas lâminas entrem em modo defensivo, fazendo com que você receba meia cobertura até o início de seu próximo turno. Alternativamente, você pode fazer com que 4 de suas lâminas entrem nesse modo defensivo ao invés de 2, recebendo três-quartos de cobertura ao invés de meia.

Ao final da duração, criaturas em uma linha de 15 pés de comprimento por 5 pés de largura iniciada em você devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 3d6 + seu modificador de Sabedoria como dano energético, ou metade disso em um sucesso.

Defesa Elemental

Pré-requisito: Constituição 13 ou maior

Componentes: S, M (um shinpu qualquer)

Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você recebe resistência ao tipo de dano elemental do shinpu consumido por 1 minuto.

Ki Adicional. Quando utilizar este Sutra gastando 6 pontos de Ki, você recebe imunidade ao dano elemental do shinpu consumido pela duração.

Defesa Lapidada

Pré-requisito: Constituição 13 ou maior

Componentes: S, M (um shinpu de terra)

Você manipula a energia espiritual para reforçar seu corpo. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você recebe resistência a um tipo de dano físico simples por 1 minuto.

Ki Adicional. Quando utilizar este Sutra gastando 6 pontos de Ki, você recebe resistência a todos os danos físicos pela duração.

Devastação Elemental

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Monasta ou Ninja, Sutra Infusão Elemental

Uma vez por rodada, ao causar dano com o Sutra Infusão Elemental seu ataque deixa um rastro elemental ainda mais atenuado, a criatura está sujeita um dos efeitos descritos abaixo:

Água. Uma criatura afetada deve fazer uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, você recupera 1d8 como pontos de vida.

Fogo. Uma criatura afetada deve fazer uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, ela fica Chamuscada recebendo 1d6 + seu modificador de Atributo de Sutras como dano Ígneo.

Gelo. Uma criatura afetada deve fazer uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, ela fica Contida até o início de seu próximo turno.

Luz. Uma criatura afetada deve fazer uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, a criatura fica Cega até o início do seu próximo turno.

Raio. Uma criatura afetada deve fazer uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, ela fica Incapacitada até o início de seu próximo turno. O deslocamento de uma criatura Incapacitada dessa forma se torna 0.

Som. Uma criatura afetada deve fazer uma salvaguarda de Força. Em uma falha, a criatura fica Caída e além disso está Surda até o início de seu próximo turno.

Sombra. Uma criatura afetada deve fazer uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, ela fica Enfraquecida até o início de seu próximo turno.

Terra. Uma criatura afetada deve fazer uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, estilhaços entram no organismo da criatura fazendo com que ela não possa recuperar pontos de vida até o início de seu próximo turno.

Veneno. Uma criatura afetada deve fazer uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, ela fica Intoxicada até o início de seu próximo turno.

Vento. Uma criatura afetada deve fazer uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, ela fica Sangrando sofrendo 1d4 como pontos de vida.

Domínio das Areias

Pré-requisito: Ordem do Imperador

Componentes: S, M (um shinpu de terra)

Você sabe como utilizar as areias a seu favor. Utilizando uma ação bônus e 2 ponto de Ki por inimigo afetado, você pode forçar qualquer número de criaturas com uma Marca do Espírito a realizarem uma salvaguarda de Sabedoria. Em uma falha, uma criatura afetada sofre uma penalidade igual a seu modificador de Carisma em suas jogadas de ataque e dano até o início de seu próximo turno.

Dueto Impecável

Pré-requisito: Nível 11 ou maior como Dança das Lâminas

Componentes: S

Com o manuseio e posicionamento corretos, você cria a armadilha perfeita para deixar seus inimigos vulneráveis. Utilizando uma ação e 3 pontos de Ki, você pode posicionar uma linha de até 30 pés de comprimento com 5 pés de largura e altura a até 15 pés de você.

Criaturas na área deste Sutra devem realizar uma salvaguarda de Sabedoria em uma falha a criatura sofre 4d10 de dano Necrótico e fica Atordoada. Em um sucesso a criatura sofre apenas metade do dano.

Embaralhar a Mente

Pré-requisito: Ordem do Imperador

Componentes: V, S

Você aprende a utilizar a loucura do deserto para confundir inimigos. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você lança areia em direção a um inimigo que você possa ver a até 30 pés de você, obrigando-o a realizar uma salvaguarda de Sabedoria. Em uma falha, o inimigo fica alucinando até o final do seu próximo turno, usando seu próprio turno para atacar a criatura mais próxima à ele da melhor maneira possível, inclusive seus aliados.

Enfraquecer/Fortalecer

Pré-requisito: Ninja

Componentes: S

Você canaliza a sabedoria ancestral passadas pela sua ordem para desestabilizar seu inimigo. Uma vez por rodada ao atingir uma criatura com sua arma de ninja você pode gastar 2 pontos de Ki para fazer com que a criatura atingida sofra uma penalidade de -2 em suas jogadas de ataque e dano, e você ganha um bônus de +2 em suas jogadas de ataque e dano contra ela até o final de seu próximo turno.

Espíritos Gêmeos

Pré-requisito: Nível 3 como Monasta ou Ninja

Você aprende a confundir seus inimigos com uma imagem sólida de seu Espírito. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você consegue criar uma cópia ilusória de si mesmo e dos seus equipamentos, que duram até o final do seu próximo turno. Essa cópia fica sempre ao seu lado, ocupando o mesmo espaço que você, e imita todos os seus movimentos, além de atualizar sua aparência para que sempre esteja idêntica à você.

Enquanto a cópia estiver com você, ataques feitos contra você são feitos com desvantagem e seus ataques adicionam o seu modificador de Atributo de Sutras em sua jogada de ataque. Esta característica não funciona contra criaturas imunes à condição Enfeitiçado ou que possam ver através de ilusões.

Exaurir

Pré-requisito: Ordem do Imperador

Componentes: M (um shinpu de terra)

Você sabe como tirar vantagem de criaturas exauridas. Você pode utilizar 2 pontos de Ki para que seus ataques e de aliados que você possa ver a até 30 pés de você causem 1d6 de dano adicional contra uma criatura Incapacitada ou com ao menos 1 nível de Exaustão até o início de seu próximo turno.

Explorar Brechas

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Espírito Dracônico

Componentes: S

É mais simples do que parece se aproveitar dos erros alheios. Quando uma criatura errar um ataque corpo a corpo contra você, você pode usar sua reação e 2 pontos de Ki para se mover em direção a essa criatura, utilizando até metade do seu deslocamento, sem gerar ataques de oportunidade. Caso fique adjacente a ela, você pode realizar dois ataques desarmados contra essa criatura.

Este Sutra não é considerado um efeito mágico.

Explosão Elemental

Pré-requisito: Sabedoria ou Carisma 13 ou maior

Componentes: S, M (um shinpu qualquer)

Você passa a usufruir melhor dos shinpus que cria, liberando sua força elemental com maior poder. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você ativa o shinpu usado como componente material para este Sutra. Ao fazer isso, escolha um alvo que você possa ver a até 60 pés de você. O alvo e qualquer outra criatura em um raio de 10 pés dele, devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 2d6 de dano baseado no elemento do shinpu consumido. Em um sucesso, uma criatura sofre metade do dano.

Ki Adicional. Quando utilizar este Sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta o dano elemental em 1d6 para cada ponto de Ki adicional gasto.

Flor Ardente

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Monasta ou Ninja

Componentes: V, S, M (um shinpu de fogo e um shinpu de luz)

Consumindo os shinpus, que se transformam em cinzas, você libera uma onda reluzente e quente, queimando e cegando os atingidos. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você libera uma onda fervorosa em um cone de 20 pés a partir de você. Criaturas na área do cone devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 2d8 + seu modificador de Atributo de Sutras de dano ígneo e ficam Cegas até o final do seu próximo turno. Em um sucesso, uma criatura sofre apenas metade do dano.

Ki Adicional. Quando utilizar este Sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta o dano em 1d8 para cada ponto de Ki adicional gasto.

Fluxo Alongado

Pré-requisito: Dança das Lâminas

Componentes: S

Você aprende a manipular suas lâminas a uma distância maior, atingindo alvos que antes estavam além do seu alcance. Você pode gastar 1 ponto de Ki para que o alcance do ataque de suas Lâminas Navori duplique até o final de seu próximo turno.

Fluxo Interrompido

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Ninja, Carisma 15 ou maior

Componentes: S

Você passa a ter conhecimento sobre os meridianos de Ki do alvo. Ao atingir uma criatura com uma Arma de Ninja corpo a corpo, você pode gastar 1 ponto de Ki para fechar esses meridianos. Escolha um efeito abaixo para ser aplicado:

  • Meridiano Básico. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, ela fica Caída até o final do seu próximo turno.
  • Meridiano Cardíaco. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Força. Em uma falha, ela fica Contida até o final do seu próximo turno.
  • Meridiano Coronário. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, ela fica Atordoada até o final do seu próximo turno.
  • Meridiano Frontal. A criatura deve realizar uma salvaguarda de Sabedoria. Em uma falha, ela fica Cega até o final do seu próximo turno.

Forma Antes de Força

Pré-requisito: Arte Wuju

Componentes: V, S

Utilizando 1 ponto de Ki, você passa a utilizar seu modificador de Sabedoria em suas jogadas de ataque e dano feitas com uma Arma de Monasta pelo próximo minuto.

Enquanto estiver em Fluxo e utilizar este Sutra, o custo de pontos de Ki do próximo Sutra que você utilizar é reduzido em 1.

Golpe Assertivo

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Monasta, Sutra Propagação de Ki

Você canaliza seu Ki para interferir no fluxo espiritual do oponente com maior facilidade. Quando você realizar um acerto crítico com uma arma de Monasta ou um ataque desarmado, você pode utilizar o Sutra Propagação de Ki sem gasto de pontos de Ki.

Golpe Destruidor

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Arte Wuju

Componentes: V, S

Seus ataques permeados com energia espiritual conseguem diminuir as defesas do inimigo. Ao atingir um ataque com uma arma de Monasta, você pode gastar 2 pontos de Ki para causar seu Dado Marcial como dano necrótico adicional.

Enquanto estiver em Fluxo o dano deste Sutra aumenta em 1 Dado Marcial.

Golpe de Espírito

Pré-requisito: Arte Wuju

Componentes: V, S

Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você envia um clone espiritual de si para um alvo que você possa ver a até 30 pés de você. Ao fazer isso, seu clone realiza um ataque contra o alvo, você utiliza seu modificador de Sabedoria para a jogada deste ataque. Caso atinja, o alvo sofre seu Dado Marcial como dano necrótico.

Enquanto estiver em Fluxo, caso o clone atinja o alvo, você pode se teleportar para um espaço desocupado adjacente do alvo e realizar um ataque com uma Arma de Monasta como parte da mesma ação.

Infusão de Ki

Pré-requisito: Nível 9 ou maior como Monasta ou Ninja, Sabedoria ou Carisma 15 ou maior

Você infunde sua arma temporariamente com uma maior quantidade de energia espiritual, resultando em um ataque mais potente. Ao atacar com uma arma de Monasta, um arma de Ninja ou ataque desarmado, você pode gastar 1 ponto de Ki para adicionar um dado de categoria abaixo da sua arma ao dano.

Infusão Elemental

Componentes: V, M (um shinpu qualquer)

Você consegue incorporar um elemento de um shinpu para aumentar a potência de seus golpes. Utilizando uma ação bônus, 2 pontos de Ki e um shinpu de um elemento qualquer, você consome o Shinpu e o incorpora em seus ataques com sua arma de Monasta, sua arma de Ninja ou seus ataques desarmados. Com isso, o shinpu incorporado adiciona um dano igual a 1d6 do tipo de elemento do Shinpu por 1 minuto na arma de Monasta, arma de Ninja ou ataques desarmados.

Lâmina Sedenta

Pré-requisito: Nível 9 ou maior como Monasta ou Ninja, Força ou Destreza 15 ou maior

Componentes: S, M (um shinpu de água)

Enquanto consome o shinpu, ele se transforma em um líquido absorvido pela sua arma lhe permitindo se curar a cada golpe desferido contra seus adversários. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você recupera o dado de dano da arma como pontos de vida sempre que atingir um ataque utilizando uma Arma de Monasta ou Arma de Ninja até o final deste turno.

Lâmina Sombria

Pré-requisito: Nível 3 ou maior como Ordem das Sombras

Componentes: S

Você é capaz de materializar uma lâmina feita completamente de sombras. Utilizando 2 pontos de Ki, você cria uma versão sombria de uma Arma de Ninja escolhida por você. Você não pode ser desarmado com esta arma, causando o dano de sua característica Desprezo pelos Fracos como dano sombrio ao invés do dano normal da arma, armas com a propriedade Manopla não tem seu dano alterado dessa forma, ao invés disso, o dano de seu Ataque Desarmado passam a causar este dano. Você recebe vantagem ao atacar com essas armas estando na penumbra ou escuridão. Caso arremesse essa arma, uma vez por turno você pode fazer uma arma idêntica surgir novamente em suas mãos. Você pode manter até duas lâminas sombrias por vez e somente você pode usá-las.

Alternativamente, você pode optar por utilizar 2 pontos de Ki para revestir sua Arma de Ninja com energia sombria. Pelo próximo minuto a arma energizada passa a causar dano sombrio, seus ataques na penumbra e escuridão são feitos com vantagem e utilizando uma ação bônus você pode fazer com que uma arma revestida a até 60 pés teleporte até suas mãos em forma de sombras.

Lâminas Flutuantes

Pré-requisito: Nível 6 ou maior como Dança das Lâminas

Componentes: S

Você aprende a manipular suas lâminas para poder utilizá-las como transporte. Utilizando uma ação bônus e 1 ponto de Ki, você pode subir em cima de 2 de suas lâminas por até 1 hora. Ao fazer isso, você recebe 10 pés de deslocamento adicional e se mantém flutuando a 10 pés do chão. Caso você caia ou seja derrubado de suas lâminas, você ignora os primeiros 10 pés do dano da queda. Você pode sair de cima de suas lâminas a qualquer momento, encerrando esse efeito a qualquer momento.

Meditação Profunda

Pré-requisito: Monasta

Você sabe que a meditação é uma jornada sem destino, uma rota que só pode ser percorrida ao se perder pelo caminho. Uma vez por descanso curto ou longo, você pode meditar por 10 minutos para recuperar metade do seu nível de Monasta em pontos de Ki (mínimo de 1).

Moldar Elemento

Componentes: V, S, M (um shinpu qualquer)

Imbuindo um Shinpu com energia espiritual, você o consome para criar um efeito único. Utilizando uma ação livre, você consome um shinpu para criar os seguintes efeitos, baseados no tipo de elemento do shinpu consumido. Você pode cancelar o efeito a qualquer momento.

Água. Você umidifica o ar e objetos que estejam a sua volta, por 1 hora, além conseguir molhar superfícies de até 10 pés, desde que as toque mesmo que indiretamente. Ao tocar uma criatura a concentração de umidade é transferida, encerrando sua sede.

Fogo. Você cria instantaneamente uma labareda de fogo ou emana calor num raio de 10 pés de você por 1 hora.

Gelo. Você cria um objeto Pequeno ou menor de gelo, à sua escolha, desde que não seja maior do que 3 pés cúbicos.

Luz. Você cria luz na palma de sua mão, emitindo luz plena em um raio de 10 pés e penumbra por mais 10 pés por 1 hora.

Raio. Você cria faíscas e pequenas correntes elétricas pelo seu corpo por 1 hora, ao encostar em uma criatura que esteja portando algum item de metal, você causa 1 ponto de dano elétrico e esse efeito acaba.

Som. Por 1 hora, você pode emitir sons audíveis escutados a até 300 pés de você.

Sombra. Você é envolto em sombras por 1 hora ocultando seu rosto e pequenos objetos que esteja vestindo ou carregando.

Terra. Você bate em terra, concreto ou superfície similares, fazendo pequenas rachaduras ao redor do impacto, que não comprometem a estrutura, você pode escolher se a rachadura parece recente ou antiga.

Veneno. Por 1 hora, qualquer vegetação viva que esteja a até 5 pés de você, começa a morrer e animais tendem a se afastar de você.

Vento. Você cria instantaneamente uma lufada de vento a até 15 pés de você e empurra qualquer objeto pequeno ou médio em até 5 pés, adicionalmente você emana leves brisas num raio de 10 pés de você por 1 hora.

Nunca Mexa!!

Pré-requisito: Ninja, Destreza 13 ou maior

Você se tornou um poderosíssimo Ninja, inimigos não vão mais conseguir te parar. Quando estiver sob qualquer condição ou efeito que reduza seu deslocamento, exceto por Agarrão, você pode utilizar 1 ponto de Ki para conseguir utilizar seu deslocamento livremente mesmo estando nesta condição, você ainda sofre todos os outros efeitos da condição ou efeito.

Passo das Sombras

Pré-requisito: Nível 3 ou maior como Ordem das Sombras

Componentes: S, M (um shinpu de sombra)

Ao se transformar em pura sombra, você consegue sumir da visão de seus inimigos. Você pode usar sua ação bônus e 2 pontos de Ki para se fundir com as sombras, até o início do seu próximo turno você ignora terreno difícil e consegue atravessar o espaço de objetos e estruturas.

Enquanto estiver dentro de objetos ou estruturas de categoria de tamanho igual ou maior do que a sua, você fica sob cobertura total e você não pode realizar ataques. Adicionalmente, você pode ver normalmente a até 60 pés de distância de onde você estiver dentro do objeto ou estrutura. No fim da duração, caso esteja dentro de um objeto ou estrutura, você recebe 1d8 de dano energético e é movido para o espaço desocupado mais próximo.

Peso Pena

Pré-requisito: Destreza 13 ou maior

Componentes: S, M (um shinpu de vento)

Utilizando uma ação e 2 pontos de Ki, você pode conjurar a magia levitação em si mesmo sem gastar pontos de Mana.

Ki Adicional. Quando utilizar este Sutra gastando pontos de Ki adicionais, você pode alvejar uma criatura adicional a até 5 pés de você para receber o efeito dessa magia para cada ponto de Ki adicional gasto.

Propagação de Ki

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Monasta

Seu ataque interfere na energia espiritual do inimigo, o atrapalhando durante o combate. Quando você atingir uma criatura com um ataque corpo a corpo utilizando uma arma de Monasta ou ataque desarmado, você pode gastar 1 ponto de Ki para forçar o alvo a realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, o alvo fica Atordoado até o final do seu próximo turno.

Punhos Fortalecidos

Pré-requisito: Espírito Dracônico

Componentes: S

Utilizando 1 ponto de Ki, até o início de seu próximo turno seus ataques desarmados causam seu Dado Marcial como dano adicional.

Punhos Pulsantes

Pré-requisito: Espírito Dracônico

Componentes: S

A velocidade de seus punhos são sua melhor arma. Imediatamente após você realizar uma ação de Ataque no seu turno, você pode gastar 1 ponto de Ki para realizar dois ataques desarmados com uma ação bônus.

Este Sutra não é considerado um efeito mágico.

Purificação Espiritual

Pré-requisito: Nível 5 ou maior Ninja da Ordem Kinkou

Componentes: V, S

Você usa o Ki para purificar o corpo de alguém. Utilizando uma ação e 2 pontos de Ki, você pode aplicar os efeitos da magia restauração menor em uma criatura que você tocar, sem gasto de pontos de mana.

Recuperação Aquática

Pré-requisito: Sabedoria ou Carisma 13 ou maior

Componentes: S, M (um shinpu de água)

Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você recupera metade do seu modificador de Atributo de Sutras em pontos de vida no início de cada um dos seus turnos por 1 minuto.

Você não recupera pontos de vida dessa forma caso esteja com 0 pontos de vida ou menos ou esteja Inconsciente.

Refúgio Espiritual

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Ordem Kinkou

Componentes: V, S

Utilizando uma ação e 5 pontos de Ki, você cria uma aura de proteção que o acompanha a 15 pés ao seu redor pelo próximo minuto. Enquanto você e aliados estiverem dentro dessa aura no início de cada um dos seus turnos vocês recebem o dobro do seu modificador de Carisma como vida temporária que dura até o início do seu próximo turno.

Salto Espiritual

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Ordem Kinkou

Componentes: V, S

Utilizando sua ação bônus e 3 pontos de Ki, te permitindo teleportar para um espaço desocupado a até 120 pés de você.

Adicionalmente, você pode levar com você uma segunda criatura disposta que esteja adjacente à você ao gastar 2 pontos de Ki adicionais.

Sincopação

Pré-requisito: Nível 5 ou maior como Dança das Lâminas ou Ordem Kinkou

Componentes: S, M (um shinpu de vento)

Você aprendeu a entender o compasso da energia espiritual de outros seres, conseguindo realocar você e outras pessoas. Você pode utilizar 1 ponto de Ki e uma ação bônus ou uma reação ao ser alvo de um ataque ou área de efeito, para trocar de lugar com uma criatura disposta a até 30 pés de você, transferindo o alvo do ataque para ela.

Alternativamente, quando um aliado que você possa ver a até 30 pés de você for alvo de um ataque ou área de efeito, você pode utilizar sua reação e 1 ponto de Ki para trocar de lugar com seu aliado, passando a ser o novo alvo do ataque.

Além disso, você pode utilizar 2 pontos de Ki e uma ação para fazer o mesmo com uma criatura indisposta que você possa ver, porém ela deve realizar uma salvaguarda de Carisma, trocando de lugar com você em uma falha.

Teleporte Ardente

Pré-requisito: Sabedoria ou Carisma 13 ou maior

Componentes: S, M (um shinpu de fogo)

Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você pode se dissolver em chamas e reaparecer em um espaço desocupado que você possa ver a até 30 pés de você. Cada criatura dentro de 5 pés do espaço que você desocupou deve realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 1d6 como dano ígneo.

Treinamento Imperial

Pré-requisito: Ordem do Imperador

Componentes: V, S

Você passa a possuir uma agilidade semelhante à dos Shakkal para evadir dos ataques inimigos. Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você salta em um movimento ágil e veloz de uma posição para outra, até 30 pés de distância em um espaço desocupado. Alternativamente, ao ser alvo de um ataque, você pode utilizar sua reação para realizar esse salto não provocando ataques de oportunidade.

Vendaval Elemental

Pré-requisito: Nível 7 ou maior como Monasta ou Ninja, Sutra Devastação Elemental

Componentes: V, S, M (um shinpu elemental qualquer)

Consumindo o shinpu, você o transforma em pura energia do elemento que ele representava, exalando essa energia destrutiva. Utilizando uma ação e 3 pontos de Ki, você sopra um poder elemental do tipo de shinpu consumido em um cone de 20 pés a partir de você. Criaturas nessa área devem realizar uma salvaguarda de Destreza. Em uma falha, uma criatura afetada sofre 4d6 de dano elemental baseado no shinpu consumido ou metade disso em um sucesso.

Adicionalmente, qualquer criatura que falhe na salvaguarda está sujeita aos efeitos descritos no Sutra Devastação Elemental. A criatura também falha automaticamente no efeito da Devastação Elemental.

Ki Adicional. Quando utilizar este Sutra gastando pontos de Ki adicionais, você aumenta o dano elemental em 1d6 para cada ponto de Ki adicional gasto.

Vigília Sombria

Pré-requisito: Nível 12 ou maior como Ninja da Ordem das Sombras

Sua intimidade com as sombras a fizeram se incorporar à sua alma. Imediatamente ao cair a 0 pontos de vida e começar a realizar Salvaguardas Contra Morte, 7 Pontos de Ki são consumidos para que seu espírito desate de seu corpo envolto em uma energia sombria, protegendo o seu corpo e ficando visível para todos. Essa Sombra não é capaz de se mover, tem uma CA igual a CD de seus Sutras e metade de seus pontos de vida. Ela também possui imunidade a danos sombrios e resistência a danos físicos simples, além de imunidade a todas as condições, porém, é vulnerável a dano radiante. Seu espírito sofre qualquer dano em seu lugar e quando seu corpo for alvo de algum ataque, o ataque é direcionado para o seu espírito.

A sombra se mantém até você morrer, ficar estabilizado, recuperar ao menos 1 ponto de vida ou até que ela caia a 0 pontos de vida. Enquanto ela permanecer ativa, você recebe vantagem em jogadas de Salvaguarda Contra Morte. Ao completar 3 sucessos, você recupera 1 ponto de vida. Quando isso acontece, você recebe todas as informações e memórias de sua Sombra.

Enquanto sua sombra permanecer ativa, você não pode morrer por efeitos que lhe matariam ao chegar a 0 pontos de vida.

Visão do Wuju

Pré-requisito: Arte Wuju

Componentes: S

Utilizando uma ação bônus e 2 pontos de Ki, você passa a ver a forma verdadeira de criaturas que estejam afetadas por magias ou efeitos que alteram sua forma pelos próximos 10 minutos. Pela duração, você consegue ver o rastro de energia de criaturas que estejam afetadas por efeitos mágicos, possuindo vantagem para rastreá-las.

Enquanto estiver em Fluxo e pela duração deste Sutra, você possui vantagem em testes de Percepção e não pode ser Surpreso.

Wuju é para Jacu

Pré-requisito: Arte Wuju

Você aprende o básico de como canalizar a energia espiritual através de seu corpo para fortalecer a sua arma de Monasta. Utilizando uma ação bônus, você pode gastar 1 ponto de Ki para que, pelo próximo minuto, você adicione seu modificador de atributo normalmente ao dano do ataque de sua característica Refinamento de Ki.

Pela duração deste Sutra, enquanto estiver em Fluxo, seus ataques com suas armas de Monasta causam seu Dado Marcial de dano adicional.