Runas para Criaturas

From Instituto da Guerra


O desenvolvimento das criaturas é similar ao dos jogadores, no entanto criaturas estão em maior sintonia com sua essência elemental, espiritual ou celestial, o que faz com que seu poder rúnico seja muito mais forte e bruto, alcançando enorme ferocidade conforme seu ND aumenta.

Diferente dos jogadores, as criaturas recebem acesso às Runas um pouco mais cedo. Ainda, a partir do Nível de Desafio 21, elas passam a receber novas Runas Maiores e Menores, não necessitando se restringir à mesma Árvore Rúnica, podendo escolher as novas runas de outra Árvore.

Abaixo está a tabela em que as criaturas costumam seguir conforme seu Nível de Desafio:

Runas para Criaturas
ND Runa
0 Runa Maior
-
¼ -
½ -
1 Runa Menor
2 -
3 -
4 -
5 Runa Menor
6 -
7 -
8 -
9 Runa Menor
10 -
11 -
12 -
13 Runa Menor
Runas para Criaturas
ND Runa
14 -
15 -
16 -
17 Runa Menor
18 -
19 -
20 -
21 2º Runa Maior
22 Runa Menor
23 -
24 -
25 -
26 Runa Menor
27 -
28 -
29 -
30 Runa Menor

Descrição das Runas para Criaturas

Além das Runas disponíveis para jogadores, as criaturas contam com um conjunto único de Runas Maiores e Menores que podem ser usadas por elas.

Vivente

Essa árvore rúnica exclusiva para criaturas do Mestre é voltada para que qualquer tipo de criatura possa utilizá-la, possuindo opções variadas para defesa, ataque ou utilidade.

Runas Maiores

Armadura Rúnica

Quando entrar em combate contra 4 ou mais criaturas hostis, essa criatura recebe 2d4 + seu modificador de atributo de runa como pontos de vida temporários. Além disso, essa criatura também recebe metade de seu bônus de proficiência em sua CA.

Os pontos de vida temporários concedidos por esta runa aumentam de acordo com o ND da criatura. Criaturas de ND 1 passam a receber 3d4, criaturas de ND 9 passam a receber 4d4, criaturas de ND 17 passam a receber 5d4, criaturas de ND 25 passam a receber 6d4 e criaturas de ND 30 passam a receber 7d4.

Sorvedor de Mana

Cada magia desferida contra essa criatura tem 25% de chances de ser absorvida. Magias de nível superior ao bônus de proficiência dessa criatura não podem ser absorvidas.

Magias absorvidas podem ser convertidas em pontos de vida ou mana, curando a criatura em 1 dado de vida por nível da magia ou recuperando metade dos pontos de mana gastos pelo conjurador da magia. Caso a magia conjurada seja um efeito em área seus efeitos são anulados apenas nessa criatura.

A probabilidade de uma magia ser absorvida aumenta de acordo com o ND da criatura. Criaturas de ND 1 passam a ter 30% de chance, criaturas de ND 9 passam a ter 35% de chance, criaturas de ND 17 passam a ter 40% de chance, criaturas de ND 25 passam a ter 45% de chance e criaturas de ND 30 passam a ter 50% de chance.

Voracidade

Cada vez que essa criatura atinge um alvo diferente do ataque anterior ela recebe um acúmulo de voracidade, causando 1d4 + seu modificador de atributo de runa de dano adicional por acúmulo. O máximo de acúmulos é igual a 2.

O máximo de acúmulos desta runa aumenta de acordo com o ND da criatura. Criaturas de ND 1 passam a ter 3 acúmulos, criaturas de ND 9 passam a ter 4 acúmulos, criaturas de ND 17 passam a ter 5 acúmulos, criaturas de ND 25 passam a ter 6 acúmulos e criaturas de ND 30 passam a ter 7 acúmulos.

Runas Menores

Absorção Explosiva

Quando fosse sofrer dano, a criatura pode ativar essa runa para reduzir o dano em um valor igual ao seu modificador de atributo de runa vezes seu bônus de proficiência. Adicionalmente, no início do próximo turno da criatura, cada outra criatura a até 10 pés dela deve realizar uma salvaguarda de Força, ficando Caída em uma falha.

Carapaça

Ao ser atingido por um ataque, a criatura pode utilizar sua reação para ativar essa runa para criar uma carapaça de energia ao seu redor até o início do próximo turno dela, recebendo um bônus de +5 em sua CA, inclusive para o ataque que engatilhou essa reação.

Ceifador de Escudos

Ao atacar um alvo que possua Pontos de Vida Temporários, a criatura pode ativar essa runa para causar dano como se o alvo não possuísse Pontos de Vida Temporários, causando dano diretamente nos Pontos de Vida do alvo.

Criatura Perpétua

Quando a criatura causar uma condição a um inimigo ou reduzir seu deslocamento, ela recebe Pontos de Vida Temporários iguais a duas vezes seu Nível de Desafio, mínimo de 2.

Essa runa pode ser utilizada no mesmo turno que outra runa.

Corpo Inquebrável

Quando a criatura for alvo de um ataque, ela pode utilizar sua reação para ativar essa runa e receber os benefícios de Aumentar da magia aumentar/reduzir. Ao fazer isso, ela recebe 2d10 + 5 Pontos de Vida Temporários.

Exaurir Forças

Ao atingir um alvo, ele deve realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, o alvo tem seu deslocamento reduzido a 0 até o início do próximo turno da criatura.

Ocultação Perfeita

Ao ativar essa runa, a criatura recebe um bônus em seus testes de Furtividade e Percepção igual ao seu modificador de atributo de Runa pela próxima hora.

Ofuscação Nebulosa

A criatura ativa essa runa para criar uma névoa de poeira em direção a um alvo a até 60 pés dela. O alvo deve realizar uma salvaguarda de Destreza, ficando Cego até o início do próximo turno da criatura em uma falha.

Criaturas que não precisam enxergar passam automaticamente nessa salvaguarda.

Recuperação Rúnica

A criatura pode utilizar uma ação bônus para ativar essa runa e recuperar 5 Pontos de Mana ou 10 Pontos de Vida.

Visão Dobrada

Utilizando uma ação bônus, a criatura ativa essa runa para criar uma cópia ilusória de si mesma. Enquanto a cópia existir, ataques feitos contra a criatura possuem desvantagem e, caso um ataque a atinja, a cópia é destruída e o ataque falha.

Uma criatura só pode ter uma cópia ilusória por vez.

Corrupção Vastinata

As Runas da Corrupção Vastinata são voltadas para as criaturas que emergem do Vazio, buscando semear o caos e a destruição por onde passam.

Runas Maiores

Banquete

Pré-requisito: Vastinata

Os ataques dessa criatura causam 1d4 de dano disruptivo adicional e a criatura recupera pontos de vida iguais ao dano disruptivo causado.

O dano disruptivo causado por esta runa aumenta de acordo com o ND da criatura. Criaturas de ND 1 passam a causar 2d4, criaturas de ND 9 passam a causar 3d4, criaturas de ND 17 passam a causar 4d4, criaturas de ND 25 passam a causar 5d4 e criaturas de ND 30 passam a causar 6d4.

Evoluir

Pré-requisito: Vastinata

Ao entrar em combate a criatura recebe 15 pés de um sentido qualquer ou resistência a um tipo de dano qualquer (exceto danos físicos mágicos ou danos verdadeiros). Caso a criatura seja de um ND mais alto e possa receber um novo sentido, ela pode optar por escolher o mesmo sentido para aumentar seu alcance.

Uma criatura pode receber um sentido ou resistência adicional através dessa runa de acordo com o ND da criatura. Criaturas de ND 1 passam a receber 2 sentidos ou resistências, criaturas de ND 9 passam a receber 3 sentidos ou resistências, criaturas de ND 17 passam a receber 4 sentidos ou resistências, criaturas de ND 25 passam a receber 5 sentidos ou resistências e criaturas de ND 30 passam a receber 6 sentidos ou resistências.

Força do Vazio

Pré-requisito: Vastinata

Uma vez por rodada, o primeiro ataque da criatura que atingir causa 1d4 + seu modificador de atributo de runas como dano disruptivo adicional. Para cada rodada em combate além da primeira, a categoria de dano dessa runa aumenta em 1 até o máximo de 2d10.

Runas Menores

Adaptar

Pré-requisito: Vastinata

Ao ser alvo de uma ataque, magia ou efeito mágico ou estiver na área de um, a criatura pode ativar essa runa para para adaptar seu corpo para que até o final de seu próximo turno ela receba vantagem em salvaguardas e resistência ao dano desse ataque, magia ou efeito.

Ataque Sanguessuga

Pré-requisito: Vastinata

Ao ativar essa Runa, até o final do seu turno, seus ataques que atingirem contra uma criatura recuperam 2d4 pontos de vida.

Consumir

Pré-requisito: Vastinata

Ao reduzir um inimigo a 0 pontos de vida, a criatura pode ativar essa runa para receber uma das características, traços ou habilidades de Heranças do inimigo até o final do próximo turno. O Mestre pode escolher qual característica, traço ou habilidade será consumida dessa forma.

Uma criatura não pode consumir a mesma característica, traço ou habilidade de criaturas diferentes por 24 horas. Por exemplo, uma criatura não pode consumir a característica Fúria de dois Brutos diferentes.

Destroçar

Pré-requisito: Vastinata

A criatura pode ativar essa runa para que seu próximo ataque ou magia ultrapasse resistências.

Força do Enxame

Pré-requisito: Vastinata

Ao causar dano a um inimigo, a criatura pode ativar essa runa para que o inimigo realize uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, o inimigo recebe vulnerabilidade a dano causado por Vastinatas e desvantagem em efeitos causados por Vastinatas até o final do próximo turno da criatura. Caso o alvo possua imunidade ao dano causado pelo vastinata, ele não possui vulnerabilidade.

Frênesi do Vazio

Pré-requisito: Vastinata

Ao atingir um ataque, a criatura pode ativar essa runa para não provocar ataques de oportunidade da criatura atingida e receber 10 pés de deslocamento adicional até o final de seu próximo turno. Esse efeito se acumula até um máximo de 30 pés.

Mordida Vastinata

Pré-requisito: Vastinata

Quando você realizar uma ação de Ataque, a criatura pode ativar essa runa para realizar um ataque adicional. O dano deste ataque adicional é disruptivo.

Onda de Devastação

Pré-requisito: Vastinata

Ao ativar essa Runa, o próximo ataque da criatura é feito em uma área ao seu redor dentro do alcance de seu ataque. A criatura deve ultrapassar a CA de cada alvo na área e, caso atinja, o alvo sofre o dano e os efeitos do ataque normalmente.

Ruína Vastinata

Pré-requisito: Vastinata

Quando a criatura causar uma condição que não seja Invisibilidade a um inimigo, a criatura pode ativar essa runa para receber vantagem em seu próximo ataque.

Simbiose

Pré-requisito: Vastinata

Escolha um alvo que esteja até 5 pés de você, ele deve realizar uma salvaguarda de Constituição. Em uma falha, o vastinata domina o corpo do alvo até o final do próximo turno da criatura. Enquanto estiver parasitando o hospedeiro, o vastinata recebe apenas metade do dano causado e o alvo sobre o restante do dano, podendo utilizar apenas a ação de Ataque ou Disparada. A criatura só pode parasitar um alvo por vez.